A Petrobrás realizou uma solenidade para o início dos testes operacionais no Polo GasLub Itaboraí, antigo Comperj, nesta segunda-feira (31/01). A cerimônia marcou uma nova oportunidade de desenvolvimento econômico e sustentável, com a esperança de geração de novos recursos e empregos para a região do Leste Fluminense.

O evento contou com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro; e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli. Além dos prefeitos dos municípios consorciados, Rafael Miranda, Johnny Maycon e Rodrigo Medeiros, de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Tanguá, respectivamente.

Com o início dos testes, o Polo GasLub passou a receber gás natural não processado (gás rico), proveniente do Terminal de Cabiúnas. Quando a UPGN estiver em operação, além do gás do pré-sal da Bacia de Santos, receberá gás também dos demais ativos que utilizam o Sistema Integrado de Escoamento (SIE), via Projeto Integrado Rota 3 (PIR3).

Já estão funcionando a estação de tratamento de água, as subestações responsáveis pela distribuição da energia elétrica para o empreendimento, o Centro Integrado de Controle (CIC), os sistemas de utilidades auxiliares e o “flare”, local em que ocorre a queima de hidrocarbonetos para alívio.

O local segue com as obras para conclusão do Projeto Integrado Rota 3, que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto, que terá capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal. O empreendimento do Polo GasLub Itaboraí potencializa a região a tornar-se o maior ‘hub’ de gás do país, com a possibilidade da instalação de um condomínio industrial no local, para o melhor aproveitamento da cadeia produtiva do gás natural.

Participaram também da solenidade: o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; os senadores Carlos Portinho e Flávio Bolsonaro; os deputados federais Altineu Côrtes, Carlos Jordy, Anthony de Paula, Helio Lopes e Daniel Silveira; dentre outras autoridades estaduais e municipais.