O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste) vai lançar o Conlestech na próxima segunda-feira (25/10), no auditório do Sesc de Nova Friburgo, na região Serrana. O programa é direcionado para incentivar a Economia do Conhecimento em parceria com o Sebrae-RJ e a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo é compartilhar estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolver tecnologicamente os arranjos produtivos locais. Ainda tem como finalidade promover a integração dos ecossistemas de inovação com as encomendas públicas de inovação e capacitar os gestores públicos. Além de gerar negócios, aumentar a inclusão, visibilidade e qualificação dos empreendedores.

“Conlestech consiste em um programa direcionado para disseminar as estratégias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a integração e difusão da Economia do Conhecimento nos municípios consorciados. O projeto tem a parceria do Sebrae-RJ e da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é integrar os ecossistemas de inovação municipais, unindo os empreendedores, a academia e os gestores públicos”, disse o presidente do Conleste, Marcelo Delaroli.

O Conlestech visa, além de traçar estratégias de atuação conjuntas, conquistar atrativos, por meio de parcerias, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões consorciadas. Discutindo políticas públicas e buscando soluções para áreas como mobilidade urbana, habitação, saúde, o consórcio busca desenvolver projetos focados nas particularidades e nos arranjos de produtividade regionais.

“A área de negócio é composta por stands para exposição de produtos, serviços e soluções tecnológicas para cidades, empresas e territórios. Além disso, serão realizadas rodadas de negócios em parceria com o Sebrae, auxiliando nas negociações entre clientes e fornecedores. Já na área tech, são painéis de debate com especialistas renomados, abordando temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável e distributivo da tecnologia na região do Conleste”, comentou o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna.

Fomentando a articulação e a integração entre as regiões, o Conleste facilita o planejamento, a gestão de políticas públicas e a resolução de problemas comuns aos municípios consorciados. Além disso, através do consórcio, a capacidade de diálogo das Prefeituras com os governos Estadual e Federal é ampliada.

Faz parte da Conlestech a realização dos fóruns temáticos itinerantes com especialistas renomados do mercado; celebração de Acordos de Cooperações Técnicas com o Sebrae e protocolo de intenção com a Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense; as Salas do Empreendedor com uma visão mais inovadora, sendo um HUB de serviços para os empreendedores; e eventos corporativos de base tecnológica, para incentivar a geração de negócios e o encadeamento produtivo entre as grandes, médias e pequenas empresas do setor.

Além da presença do presidente do Conleste, Marcelo Delaroli, e do senador Carlos Portinho, para o lançamento da Conlestch foram convidados: o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o vice-presidente do Conleste, Vinícius Claussen; o prefeito de Niterói, Axel Grael; o presidente da Fecomercio, Antonio Florêncio Júnior; o reitor da UFF, Antonio Cláudio Lucas; e o diretor de produtos e atendimento do Sebrae, Júlio César de Freitas.

Programação

10h20 – Abertura
10h40 – Palestra Senador Carlos Portinho, sobre o “Marco Legal das Startups”.
11h – Painel temático com Rodrigo Lóssio e Daniel Leipnitz, autor e co-organizador do livro Ponte para a Inovação (forma remota).
11h20 – Apresentação do Programa Conlestech: Fomento da “Economia do Conhecimento” nos municípios do Conleste.
11h50 – Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e protocolo de intenção com a AGIR (UFF).

Local: Auditório do Sesc de Nova Friburgo, situado na Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro, Nova Friburgo/R