Para tratar de uma parceria relacionada ao Programa Fortalece Sociobio, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) se reuniu com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-Rio), na última quarta-feira (09/02), com a finalidade de fortalecer a sociobiodiversidade da região. No encontro também foi pontuada a possibilidade de desenvolvimento de projetos em conjunto para implementação de programas de forma consorciada para beneficiar a população regional em apoio às prefeituras.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro da Costa; os secretários de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira, e de Tanguá, José Vagno; o coordenador de operações da Emater-Rio, Everton Lessa; Adriano Lopes, representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA); e o diretor de planejamento e desenvolvimento regional do Conleste, André Luiz Gomes.

Com o objetivo de conscientizar e qualificar 613 produtores de laranja da região do consórcio, o Conleste realizou convênio em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A finalidade é sensibilizar os produtores a entenderem a importância de se formalizarem e terem acesso a benefícios previdenciários como auxílio doença, aposentadoria, salário maternidade, entre outros.

A formalização também facilita o acesso a abertura de contas bancárias, além de deixá-los aptos a participarem inclusive de licitações públicas. A qualificação para esta formalização e para emissão de documentos fiscais facilita a venda e a prestação de serviços para empresas. Assim, os produtores passarão a recolher tributos, o que pode contribuir muito para desenvolvimento socioeconômico de toda região, aumentando a contribuição e a arrecadação dos municípios participantes.

“O Conleste está discutindo parcerias para implantar as diretrizes do convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para beneficiar os produtores que atuam nos municípios consorciados. Garantir a qualificação desses trabalhadores e o desenvolvimento do setor produtivo é fortalecer a sociobiodiversidade da região”, destacou o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna.

No total, 11 municípios consorciados serão contemplados por este projeto, que terá mais de um ano de duração com a qualificação dos produtores. O objetivo é culminar em um grande evento com rodada de negócios atraindo assim mais investidores para a região.