O mês de janeiro foi marcado por celebrar a existência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste). No dia 11, o consórcio público completou 15 anos de potência e operação estratégica no Leste Fluminense. Formado por 17 municípios, o Conleste atua para fomentar a articulação e integração entre as regiões a fim de contribuir para o crescimento econômico, cultural e sustentável dos municípios consorciados.

Ao todo, a região consorciada do Leste Fluminense engloba mais de 3 milhões de habitantes. Presidido atualmente por Marcelo Delaroli, prefeito de Itaboraí, o Conleste vem atuando com o objetivo de traçar estratégias de atuação conjuntas e conquistando, por meio de parcerias, atrativos alavancar o crescimento regional.

Além disso, o consórcio atua através de discussões políticas e sociais na busca de desenvolver projetos focados nas particularidades e nos potenciais de cada região. Fomentando a articulação e integração entre as regiões, o Conleste facilita o planejamento, a gestão de políticas públicas e a resolução de problemas comuns aos municípios consorciados.

Criado em 2007, o Conleste reúne 17 municípios das regiões Leste Fluminense, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, dos Lagos e Serrana. São eles: Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.