O diretor-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Hédio Mataruna, esteve reunido com a Superintendente Federal, Stella Romanos e a sua equipe, na sede de Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, para esclarecer os detalhes finais para o início do projeto Fortalecem Sociobio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


O objetivo do projeto é o fortalecimento e crescimento econômico e sustentável da citricultura (cultivo ou plantação de frutas cítricas) de municípios do Conleste, através de capacitação dos agricultores. Assim,  levando programas de boas práticas e solucionando algumas das maiores dificuldades dos produtores, como emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARFS).


Além de notas Fiscais Eletrônicas, uso de defensivos corretamente e também ensinando questões sobre análises que os próprios produtores podem fazer em relação a condições para melhor venda dos produtos. O Fortalece Sociobio, foi uma conquista do Conleste, tendo em vista que, mais de 70 consórcios participaram do certame e somente seis atingiram o sucesso, sendo o consórcio o único do Estado do Rio de Janeiro.


“Seguimos dentro do propósito de crescimento coletivo, agora com um projeto, que valoriza o produtor, o território e as pessoas. Os municípios beneficiados serão Itaboraí, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Tanguá, Silva Jardim e Cabo Frio. Estamos trabalhando para buscar potencializar as vocações dos nossos municípios”, disse o diretor-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Hédio Mataruna.