Projeto Conhecendo o Conleste tem sua primeira ação em visita do Governo do Estado a dois pontos turísticos religiosos de Itaboraí
O Projeto Conhecendo o Conleste tem o objetivo de gerar visibilidade às potencialidades dos 15 municípios que fazem parte do consórcio. A partir desta iniciativa, o Conleste divulgará em seus meios de comunicação pautas interessantes e diversificadas sobre a região Leste Fluminense. Os temas serão variados, podendo trazer assuntos como turismo histórico-cultural, ecoturismo, gastronomia, entre outros.
Na primeira ação do Conhencendo o Conleste, a pauta foi o Turismo Ecumênico. Para isso, foi promovido um encontro entre o Assessor Especial da Secretaria de Estado de Turismo, Sandro Capadócia; o Subsecretário Municipal de Turismo e Cultura de Itaboraí, Deivid Antunes; e a equipe do Conleste.
O Turismo Religioso, ou Ecumênico, é visto pelo Conleste como uma oportunidade de grande potencial de exploração por conta da quantidade de pontos turísticos religiosos existentes na região Leste Fluminense.
Pensando nisso, o time do Conleste, com ajuda da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu ao representante do Governo do Estado e sua equipe uma visita a dois importantes locais para a história, a cultura e o turismo da cidade de Itaboraí: as ruínas do Convento São Boaventura e o Santuário de Cristo Crucificado.
As ruínas do Convento São Boaventura são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ficam localizadas no terreno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A construção foi erguida pela Ordem Francisca do Brasil, no ano de 1660.

O segundo local visitado, o Santuário de Cristo Crucificado, fica na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Porto das Caixas. O local foi construído pelos jesuítas no século XVIII e nas décadas de 60, 70 e 80 atraía muitas romarias, provenientes de todo o país, por conta de testemunhos de fiéis que afirmam ter visto jorrar sangue humano na imagem do Cristo Crucificado.


Durante as visitas, foi possível entrevistar o Assessor Especial da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), Sandro Capadócia. Atualmente, ele é o responsável pelos assuntos de Turismo Religioso do Governo do Estado.
A região Leste Fluminense é rica em história e possui inúmeros locais aptos à exploração do Turismo Religioso. Sabendo disso, perguntamos ao Capadócia qual é a expectativa do Estado para os assuntos deste segmento do turismo na região do Conleste.
Em seguida, o Assessor nos respondeu “o fomento religioso transforma uma realidade degradante socialmente em fomento de sustentabilidade e renda, empregabilidade. Através do turismo, temos guias turísticos, motoristas, lojas de souvenir, artesãos e outras várias profissões dentro de um único segmento. Sem falar da gastronomia e da boa música”.
Capadócia afirmou ainda que o Estado está disposto a dar apoio ao Conleste dando segurança e capacitação para os projetos que surgirem para a região Leste Fluminense. Além disso, informou que o Governo deseja retribuir a oportunidade dada pelo povo com uma boa gestão pelos próximos anos. Na próxima visita do Governo do Estado, o destino será o Município de Cachoeiras de Macacu, onde serão visitadas três outras igrejas construídas pelos Jesuítas no século XVII. A região Leste Fluminense é rica em pontos turísticos dos mais diferentes interesses, passando pela religião e chegando, até mesmo, nos esportes radicais em meio à natureza. Por isso, o Conleste enxerga no turismo uma ótima oportunidade de desenvolvimento econômico e social dos municípios consorciados.

Com o início do Projeto Conhecendo o Conleste – que dará visibilidade para as potencialidades de nossas cidades – o nosso foco será na qualidade das informações e nas parcerias estratégicas com os Governos Estadual e Federal. Atualmente, o time do Conleste está mapeando os pontos turísticos da região e buscando formas de divulgar e valorizar esses locais.
Acompanhe o nosso site e as nossas redes sociais. Em breve, traremos novos locais e muitas novidades sobre a nossa região.