Consorciados
Araruama
-
Pref. Lívia Soares Bello da Silva -
Araruama
Expansão Territorial: 638,023 km²
Principais Atividades Econômicas: Turismo, Indústrias e Comércio.
Araruama é a segunda cidade mais populosa e a maior em área de extensão da Região dos Lagos, segundo o último censo do IBGE. Atualmente, o município é reconhecido por sua vocação comercial e turística, que cada vez mais é explorada devido à tranquilidade da região, às belas praias, praças e centros de gastronomia e de entretenimento. A Lagoa de Araruama também é um dos grandes atrativos e recentemente passou por um processo de despoluição que hoje já surte efeitos positivos, recuperando a sua característica água azul e cristalina.
Cabo Frio
-
Prefeito José Bonifácio -
Praia das Conchas
Expansão Territorial: 410.418 km²
População Estimada: 226.525 (IBGE 2019)
Principais Atividades Econômicas: Turismo, Pesca, Vestuário (moda praia), Extração de Petróleo, Agricultura, Agropecuária e Artesanato.
Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro localizado a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar. Faz divisa com Armação dos Búzios ao leste, Arraial do Cabo ao sul, Araruama e São Pedro da Aldeia ao oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim ao norte. É o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos.
É muito conhecido por suas atrações turísticas, tendo a Praia do Forte como o principal centro turístico.
Cachoeira de Macacu
-
Pref. Rafael Miranda -
Cachoeiras de Macacu
População Estimada: 56.603 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 953,801 km²
Principais Atividades Econômicas: Agricultura e Pecuária
O município de Cachoeira de Macacu é atravessado pelo Rio Macacu, o maior dos rios que deságuam na Baía de Guanabara. A base da sua economia é a agricultura de frutos e legumes e a pecuária bovina. O turismo também vem crescendo na região, principalmente por conta do seu ambiente propício para prática de esportes radicais, como rapel e montanhismo, e para o ecoturismo, por conta dos parques e reservas ecológicas e das belíssimas paisagens do município.
Casimiro de Abreu
-
Pref. Ramon Dias Gidalte -
Casimiro de Abreu
População Estimada: 41.167 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 460,771 km²
Principais Atividades Econômicas: Agropecuária, Turismo Ecológico e Rural
Casimiro de Abreu é um dos municípios fluminenses que esbanja riquezas naturais, com belas paisagens, ambientes de serra e saídas para o mar. Atualmente, o turismo tem ganhado muita força na região, devido às belas cachoeiras, praias, partes e locais históricos localizados no município. Graças a diversidade de ambientes, a cidade é destino tanto de pessoas que buscam tranquilidade, quanto das que buscam a prática de esportes radicais.
Guapimirim
-
Pref. Marina -
Guapimirim
População Estimada: 57.105 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 360,766 km²
Principais Atividades Econômicas: Comércio, Indústria, Agropecuária e Turismo
Guapimirim é um dos municípios da Serra Verde Imperial e cerca de 70% do seu território está em área de proteção ambiental. Cidade histórica e repleta de atrativos naturais, abrigava uma grande estrada de ferro e é onde fica localizado um dos importantes símbolos turísticos do estado do Rio, o pico Dedo de Deus.
Itaboraí
-
Pref. Marcelo Delaroli -
Itaboraí
População Estimada: 230.786 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 430,374 km
Principais Atividades Econômicas: Manufatura Cerâmica, Fruticultura, Pecuária, Apicultura, Serviços e Comércio
Itaboraí fica na região metropolitana do Rio de Janeiro, em área de baixada litorânea, às margens da Baía de Guanabara, a 45 km de distância da capital. No município encontra-se o mais antigo e importante sítio paleontológico do Brasil, às margens do Lago São José, onde foram encontrados, em 1986, os fósseis de uma preguiça gigante pré-histórica – um autêntico tesouro da arqueologia brasileira. É uma cidade, portanto, com um rico patrimônio histórico, cultural e artístico, além de um belo acervo arquitetônico.
Magé
-
Pref. Renato Cozzolino -
Magé
População Estimada: 236.319 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 388,496 km²
Principais Atividades Econômicas: Indústria, Comércio, Transporte e Turismo.
Magé é um município histórico e seu território é cortado por duas ferrovias, ambas ainda em operação. As fábricas de bebidas e os estabelecimentos comerciais são responsáveis pela maior parte da economia da cidade. Graças a pontos turísticos como o Poço do Bento, a Estrada de Ferro desativada e o Palácio Anchieta, por exemplo, atualmente o turismo também tem se desenvolvido muito na região.
Maricá
-
Pref. Fabiano Taques Horta -
Maricá
População Estimada: 149.876 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 362,569 km²
Principais Atividades Econômicas: Agricultura, Extração de Petróleo e Construção Civil
Maricá é mais uma das cidades históricas conveniadas ao Conleste. Conhecida por suas grandes chácaras e fazendas, Maricá apresenta um dos maiores complexos lagunares do Rio. É um dos municípios com o maior ritmo de crescimento populacional do estado e atualmente é considerado produtor de petróleo, devido ao litoral voltado para a Bacia de Santos.
Niterói
-
Pref. Axel Grael -
Niterói
População Estimada: 497.883 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 133,919 km²
Principais Atividades Econômicas: Comércio, Serviços, Indústrias, Agricultura, Setor Imobiliário e Atividades Financeiras
Com o maior Índice de Desenvolvimento Humano e o terceiro melhor do Brasil, Niterói abriga está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil e registra altos índices de investimento nos setores imobiliários e comerciários. A cidade é também um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado, além de contar com um rico patrimônio histórico e cultural e belíssimas paisagens, naturais, como as praias, ou artificiais, com as construções do Caminho Niemeyer
Nova Friburgo
-
Pref. Johnny Maycon -
Nova Friburgo
População Estimada: 185.102 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 933,415 km²
Principais Atividades Econômicas: Pesca, Indústrias, Moda e Agropecuária
Nova Friburgo possui uma história rica, muito influenciada pela colonização europeia, cujos costumes foram incorporados à cultura da população friburguense. O município se destaca pela tradição turística proporcionada pelo seu clima frio, suas belas paisagens e pelos atrativos como as chocolaterias artesanais, a gastronomia variada e o comércio diversificado. A tranquilidade e a segurança da cidade também é um dos grandes atrativos para os turistas.
Rio Bonito
-
Pref. Leandro Peixe -
Rio Bonito
População Estimada: 57.963 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 456,455 km²
Principais Atividades Econômicas: Agricultura, Comércio e Indústria
O principal atrativo de Rio Bonito é a natureza. Riachos, trilhas, cachoeiras e mirantes compõe alguns dos cartões postais da cidade, assim como as antigas construções localizadas no centro da cidade. Florestas remanescentes da Mata Atlântica também embelezam o entorno do município. As áreas mais urbanizadas de Rio Bonito estendem-se principalmente nas adjacências do Rio e na Estrada de Ferro Leopoldina, com ocupações de encostas na região noroeste da cidade.
São Gonçalo
-
Pref. Capitão Nelson -
São Gonçalo
População Estimada: 1.044.058 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 247,709 km²
Principais Atividades Econômicas: Comércio, Serviços e Indústria
O município de São Gonçalo é hoje um ponto estratégico para negócios. Segunda maior população do Estado, atrás apenas da capital, e entre as maiores do país, a cidade é atravessada por três grandes vias de acesso, RJ-106, RJ-104 e BR-101. Com o território dividido em cinco distritos, São Gonçalo abrigava grandes fazendas, chácaras e sítios. Atualmente, cresce amplamente em todas as direções, e já é considerada um grande pólo comercial e industrial da Região Metropolitana do Rio, abrigando importantes fábricas e empresas e sendo responsável pela produção de diversos produtos agrícolas.
Saquarema
-
Pref. Manoela -
Saquarema
População Estimada: 83.570 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 353,566 km²
Principais Atividades Econômicas: Turismo, Agricultura e Pecuária
Conhecida como a Capital Nacional do Surfe e atualmente também a Casa do Vôlei Brasileiro, Saquarema destaca-se pelas suas belíssimas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas. Predominantemente turística, é palco de campeonatos nacionais e internacionais de surfe e de diversas festividades religiosas. Além disso tudo, a cidade ainda conta com cerca de 25 sítios arqueológicos cadastrados e protegidos por leis ambientais.
Silva Jardim
-
Prefeita Maira Branco -
Silva Jardim
População Estimada: 21.279 pessoas (IBGE 2016) Expansão Territorial: 937,547 km² Principais Atividades Econômicas: Pecuária, Comércio, Serviços e Turismo. Silva Jardim é uma pequena e atraente localidade de interior, com sua pracinha central e possibilitando um estilo de vida calmo, que tanto atrai visitantes para a região. Possui lindas cachoeiras e florestas ideais para trilhas, passeios e caminhadas. Além disso, ainda oferece oportunidade para prática de esportes náuticos e é um ótimo local para a pesca. Ponto turístico do estado, Silva Jardim ainda abriga o Poço das Antas, reserva que abriga, entre outros animais extintos, o famoso Mico-Leão-Dourado.
Tanguá
-
Pref. Rodrigo Medeiros -
Tanguá
População Estimada: 32.703 pessoas (IBGE 2016)
Expansão Territorial: 145,503 km²
Principais Atividades Econômicas: Agricultura, Comércio e Indústria
A história de Tanguá insere-se na de Santo Antônio de Sá e na de Itaboraí, que foram as unidades político-administrativas a que pertenceu Tanguá no passado recente e no remoto. A exploração econômica da cidade fazia-se principalmente através do cultivo de cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão, aguardente e farinha. Hoje em dia a agricultura ainda é responsável pela maior parte da economia.
Teresópolis
-
Pref. Vinicius Claussen -
Teresópolis
População Estimada: 174.587 pessoas (IBGE 2016) Expansão Territorial: 770,601 km² Principais Atividades Econômicas: Serviços, Agropecuária e Indústria Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, repleta de áreas verdes e lindas paisagens como rios e cascatas, ainda conta com ricas flora e fauna, sendo muitas espécies nativas da mata atlântica. A cidade segue atraindo cada vez mais visitantes e novos moradores graças ao clima privilegiado e das suas belas paisagens, além do rico patrimônio histórico e cultural.