Fortalece Sociobio: amplo programa de capacitação destinado à agricultura.

Mais de 600 famílias da região do Conleste serão beneficiadas pelo programa.

Como o próprio o nome diz, o objetivo principal é Fortalecer a agricultura local e as famílias em que nela atuam. E para ser um programa de forte impacto no desenvolvimento social e econômico da região, o programa “Fortalece Sociobio” é constituído de etapas estruturadas que, progressivamente, no decorrer da execução vão agregando valor a cadeia produtiva e investindo na capacitação de homens e mulheres do campo.

O projeto foi fruto de estudos e análises do corpo técnico do Conleste , que com visão de longo prazo,  identificou as prováveis dificuldades que a pandemia do novo coronavírus poderiam trazer à agricultura familiar, sobretudo para aquela inserida na região maior produtora de citrus do estado do Rio de Janeiro. Tendo o senso de urgência como norte e ciente da importância do cultivo de pequenos agricultores da região leste fluminense no contexto econômico local, o programa foi sendo concebido já na fase inicial da pandemia.

Já vislumbrando o momento de retomada, consideramos que era muito importante um programa de qualificação do homem do campo. As perdas são irreparáveis, lamentamos profundamente, mas esse fato nos estimula e exige ainda mais planejamento de nossa parte no sentido de investir com urgência na qualificação da força de trabalho no campo”, analisa o Diretor Geral do consórcio João Leal.

O programa possui etapas que imprimem dinamismo à capacitação pois além de inserir as famílias em práticas usuais do empreendedorismo como emissão de DARFs e notas fiscais eletrônicas, também transmite ensinamentos de melhor aproveitamento da safra, seleção, análise de produtos, boas práticas de produção e até utilização correta e consciente de agrotóxico.

Estudamos o que poderíamos entregar de maneira efetiva e que fosse um programa de capacitação que de fato dinamizasse a economia local com geração de emprego, renda e formalização de trabalhadores”, avalia Luciara Ami, Gerente de Convênios do Conleste.

Pioneirismo do Programa

O projeto foi o primeiro do Conleste com verba destinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o consórcio foi o único do estado do Rio de Janeiro contemplado com os recursos. Serão mais de 600 mil reais investidos em todas as etapas do Fortalece Sociobio e o convênio tem duração até 2022 podendo ser estendido ou renovado. Ao final do programa,  será realizada a “Feira de Negócios” que terá rodada de negócios com mensuração de números de capacitados, boas práticas adquiridas e indicadores de resultados apresentados. Ela será  o fechamento do ciclo de capacitação de todo trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *