“Conleste: trabalho integrado pelo desenvolvimento econômico, social e sustentável da região Leste Fluminense”

Desenvolvimento de Projetos e Convênios

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) é um consórcio público constituído atualmente por 15 municípios da região leste do estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal do consórcio é traçar estratégias de atuação conjuntas, conquistando, por meio de parcerias, atrativos que possam contribuir com o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.
[/one_third]

Fortalecimento das Vocações Regionais

O Conleste visa, também, discutir políticas públicas e buscar soluções para áreas como mobilidade urbana, habitação, saúde e diversas outras, focando nas particularidades e nos potenciais de cada região. Com o aumento da força dos municípios, proporcionado pelo consórcio, o potencial econômico e de desenvolvimento de cada cidade consorciada pode ser melhor explorado.

Cooperação Intermunicipal

O Conleste proporciona articulação e integração entre as regiões, possibilitando o planejamento, a gestão de políticas públicas e a resolução de problemas comuns aos municípios consorciados. Com o consórcio, aumenta a capacidade de atendimento aos cidadãos e o poder de diálogo das prefeituras com os governos estadual e federal. A maior missão do Conleste, portanto, é promover integração, solidariedade e cooperação mútua entre os municípios, assegurando o desenvolvimento sustentável de toda a região norte fluminense.