Conlestenergy – Gás & Renováveis 2021

Na última segunda-feira, dia 14/11, foi realizada  reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, quando o Conleste – representado pelo Diretor Geral, João Leal, e pelo Diretor de Inovação e Energia, Carlos Cavalcanti, –  apresentou  proposta de realização do evento ConlestEnergy – Gás & Renováveis que pretende ser realizado em Julho de 2021. O Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) é formado por 16 municípios da Região Leste Fluminense que juntos reúnem mais de 3,3 milhões de habitantes. As três principais vocações de desenvolvimento econômico e social da região estão presentes na Agricultura Familiar, no Turismo Ecológico e no mercado de Gás por meio dos mais de 21 MM de m3/ dia que serão processados no Gaslub (antigo Comperj) a partir de 2022. O ConlestEnergy – Gás e Renováveis será a segunda edição do Ita Gás & Oil, realizado em 2019, no município de Itaboraí. O evento pretende ser uma evolução da edição realizada naquele ano, aprofundando as pautas relacionadas ao “novo mercado de gás”, além daquelas com relação às alternativas de geração de energias renováveis. O  foco continuará nas soluções e produtos que serão gerados a partir da produção de mais de 21 milhões de m³ de gás natural por dia no novo Polo Gaslub, em Itaboraí/RJ, além do desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos local.

Em sua 1ª edição, a Ita Gas&Oil recebeu mais de 2.500 visitantes, realizou mais de16 painéis de imersão no setor do Gás, como em  outros temas transversais como Meio Ambiente, Tecnologia e Comércio Exterior. Houve a participação  de diversas empresas expositoras, dentre as quais, destacam-se a Petrobras, e as suas principais EPCistas, Kerui Método, Consórcio GTR3 e McDermott.  Além do ambiente de exposição, o Ita Gas&Oil contou com as rodadas de negócios do SEBRAE. Nos dois dias de evento – 22 e 23/07/19 – , a instituição realizou um total de 882 reuniões com 102 empresas, alcançando um volume de 12 milhões de reais em expectativas de negócios.

Com área ampliada em 2021 o ConlestEnergy pretende atender 5.000  visitantes e será capaz de estimular ainda mais a cadeia de produtores, fornecedores e prestadores do setor de gás, agora no contexto da chamada “Nova Lei do Gás”  e da consolidação recente do marco regulatório inerente ao Gás Natural. 

O evento também tem como objetivo, deslocar o polo de importantes discussões acerca do mercado de energia para a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, democratizando a informação e o conhecimento. Para isso o Consórcio dispões de capilaridade e relações institucionais sólidas com todos os entes públicos da região, dando credibilidade e mais relevância à ação”, afirma João Leal.

O evento está programado para ser realizado durante dois dias  no Colégio Adventista de Itaboraí, em julho de 2021.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *