“É um alívio ter minha casa toda emboçada, ainda mais nesse tempo frio. Fiquei muito feliz quando eu recebi a notícia que tinha sido contemplada”. O sentimento de gratidão da dona Eugênia Maria, de 67 anos, é o mesmo das demais 19 famílias de Barro Vermelho, no distrito de Suruí, em Magé, que foram beneficiadas pelo programa Emboço Social. Iniciativa da empresa de argamassa Riomix, o projeto cruzou as fronteiras de Itaboraí e foi ampliado para outros municípios, graças aos esforços do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).

A entrega oficial das residências foi realizada com a presença do prefeito de Magé, Renato Cozzolino; o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna; o diretor da empresa Riomix, Rafael Vieira; além da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé, Flávia Gomes. Firmando-se como uma ponte entre as prefeituras associadas e a empresa Riomix, o Conleste foi responsável por ampliar o alcance do Emboço Social, garantindo que o projeto beneficiasse cada vez mais famílias.

“Em nome do presidente Marcelo Delaroli gostaríamos de agradecer a confiança da Riomix e dos municípios em nosso trabalho. Eram 20 famílias que estavam em uma situação vulnerável. Às vezes, chovia dentro, as casas apresentavam muita umidade. Mas hoje, essas 20 famílias podem ter a alegria de ter sua casa emboçada. É muito gratificante para o Conleste ser a ponte que fez com que esse projeto fosse levado para além de Itaboraí e pudesse alcançar outras cidades”, afirmou o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna.

Para serem contempladas pelo programa, as famílias precisam atender a uma série de requisitos, entre um dos principais, é serem atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão vinculado às prefeituras. Durante a visita, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino, aproveitou a presença do diretor da empresa para anunciar que mais 10 famílias da mesma região também serão contempladas, em breve, com o programa Emboço Social.

“Quem ganha é o povo mageense. São 20 famílias contempladas com o programa Emboço Social que, provavelmente, não tinham condições financeiras de emboçar suas casas. Esse programa veio no momento exato, mudando a vida dessas pessoas. Só tenho a agradecer essa oportunidade de encabeçar esse projeto, junto a Rio Mix e ao Conleste, para mudar a vida dessas famílias”, enfatizou o prefeito Renato Cozzolino.

O diretor da empresa Riomix, Rafael Vieira, explica que o objetivo do programa é incentivar o reaproveitamento de resíduos. A massa utilizada no emboço é produzida a partir de sacos recolhidos do próprio material nas obras. Por isso, Vieira destaca a importância da participação coletiva dos moradores beneficiados para que mais famílias sejam contempladas.

“Essa é a contrapartida que a família beneficiada deve dar ao projeto, que é retornar todas as embalagens utilizadas. O emboço externo é a camada principal de proteção das residências, que possibilita o isolamento térmico e assegura os moradores contra possíveis doenças respiratórias”, explicou Rafael Vieira.