Conleste busca apoio do estado para incentivar a floricultura

Com objetivo de valorizar a produção de flores da região, o diretor de projetos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Carlos Cavalcanti, participou de reunião com o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz; o do presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa; o secretário de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira;  a representante do setor de Flores da SEAPPA e do Agrofundo Florescer, Nazaré Dias e o representante do Emater-Rio do Escritório de Itaboraí, Paulo Cézar da Silva.


Durante a reunião foi discutida a retomada do ItaFlores e o fortalecimento na floricultura na região do Conleste, principalmente com a retomada do Itaflores, que acontecerá no final de outubro, após 8 anos desde a última edição. No encontro, também foi apresentado o Programa Agricultor Sustentável para o secretário de estado e o presidente da Emater-Rio, os quais apoiaram a ação e se colocaram a disposição ante qualquer apoio.


O programa é uma parceria do Conleste com a Rede de Inteligência Verde, a UFRJ, UFF e IME, que tem como objetivo levar desenvolvimento tecnológico aos agricultores familiares através da agricultura de precisão. Nesta primeira etapa, foram contemplados os municípios de Cachoeiras de Macacu e Itaboraí, onde serão o piloto, para após o compartilhamento com os outros municípios  consorciados.


“Os municípios que compõem o Conleste têm forte vocação na produção de flores. E é por isso que estamos nos reunindo com o Governo do Estado em busca de parceiras que possam fortalecer ainda mais. Esse setor gera emprego e faz girar a economia da nossa região. Existe um aumento da cultura do consumo de plantas e flores. Há produtores que não conseguem sequer escoar sua produção porque não têm como fazer o transporte até os grandes centros comerciais e estamos aqui por eles também”, comentou Carlos Cavalcanti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *