O diretor-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Hédio Mataruna, assinou um protocolo de intenções para colaboração mútua do projeto Fortalece Sociobio, com o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, nesta quinta-feira (18/11), durante o terceiro seminário de Turismo Rural. A iniciativa preve capacitar no entorno de 700 agricultores familiares, produtores de laranja dos municípios do consórcio

O projeto é um convênio do Conleste com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, direcionado aos produtores de laranja da região Leste Fluminense. O seminário de Turismo Rural uniu empreendedores do turismo, profissionais e o poder público municipal e estadual para buscar soluções e caminhos para o desenvolvimento do turismo rural da região de Tanguá.

No total, 11 municípios consorciados serão contemplados por este projeto, que tem como finalidade conscientizar e qualificar os produtores, fazendo-os entender os benefícios de se formalizarem e terem acesso a benefícios previdenciários como auxílio doença, aposentadoria e salário maternidade, dentre outros. A formalização também facilitará o acesso a abertura de contas bancárias, além de deixá-los aptos a participarem inclusive de licitações públicas.

“Sabemos da força do turismo rural em nossa região. Por isso, estamos desenvolvendo um guia que vai ajudar a divulgar as atrações desse segmento em diversas cidades. Nosso objetivo é resgatar as raízes do interior e apresentá-las aos visitantes. Este é mais um instrumento do Conleste para fomentar o turismo e preparar os municípios para o cenário da retomada”, o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros; o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o secretário municipal da Casa Civil, Fabiano Costa; e o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna. Além de autoridades estaduais e municipais ligadas à agricultura e ao turismo rural.