Visando criar um plano de ações para atrair investimentos industriais para a região, o diretor-geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Hédio Mataruna, apresentou o programa Progás para o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, na sede do consórcio. A iniciativa inclui o desenvolvimento econômico e tecnológico da região através da indústria do Gás Natural,


Na reunião, foi realizado o convite, ao diretor geral da ANP, para participação em um Fórum Técnico no mês de dezembro de 2021 em Itaboraí, onde a pauta será o Novo Mercado do Gás Natural e a Economia do Hidrogênio, o qual será o combustível do futuro.


O Progás visa um plano de ações para o melhor aproveitamento do Gás Natural na Região, envolvendo Fóruns Técnicos, Desenvolvimento da cadeia produtiva de bens e serviços e um evento nos moldes da ITA Gas&Oil 2019 e também a qualificação da mão de obra local desse setor


Segundo o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna , trata-se de um projeto em fase inicial, cujos potenciais investidores são os grupos internacionais Qatargas, GE Power e Taqa. A térmica tem investimento estimado em R$ 2 bilhões e será construída, de acordo com o projeto, em área que pertence à Petrobras.

“É uma solução que converge para o potencial energético que vai emergir, traz investimento externo na ordem de bilhão de reais, gera milhares de empregos, então é um benefício não só para a região, mas também para o estado”, argumenta Mataruna.


Estiveram presentes no encontro, além da equipe da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o diretor geral e diretor de Projetos, Hédio Mataruna e Carlos Cavalcanti respectivamente pelo Conleste.