O Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) realizou nos dias 24 e 25 de julho (quarta e quinta-feira), no Colégio Adventista, o Ita Gas&Oil. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes, entre inscritos, expositores e palestrantes, e teve o intuito de fortalecer e consolidar o ambiente de negócios para os prestadores de serviço e fornecedores que atuam no setor de óleo e gás na região Leste Fluminense.

O Ita Gas&Oil contou com a participação e exposição dos principais players do setor do petróleo, gás e energia da Região Leste Fluminense, dentre eles, a Petrobras e seus principais epcistas como o Consórcio GTR3 (Concremat/Encalso) e McDermott. Levando em consideração a importância econômica do Gasoduto Rota 3 e da UPGN – que estão sendo construídos pelas empresas citadas acima, nos Municípios de Itaboraí e Maricá – o Ita Gas&Oil atingiu o objetivo de reunir empresas de diferentes ramos para o aprofundamento e apresentação do “Circuito do Gás do Leste Fluminense”, bem como das oportunidades de negócios, novas tecnologias e meio ambiente.

O prefeito de Itaboraí e também presidente do Conleste, Dr. Sadinoel Souza cumprimentou a todos os presentes e relatou que é um prestígio receber esta feira no município. “Nossa visão é alavancar o crescimento econômico sustentável e as potencialidades da cidade. Vamos fazer da região Leste Fluminense junto com o Estado do Rio de Janeiro, a mola propulsora da economia desse Estado”, afirmou o chefe do executivo.

A abertura do evento contou com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel que destacou sobre as potencialidades do segmento do gás e das oportunidades de investimentos e afirmou que o Ita Gas&Oil atingiu o marco de maior evento focado no setor do gás já realizado no Brasil.“Parabenizo a toda organização do evento. A minha relação com os prefeitos é de proximidade e de trabalho, então podem contar comigo. Digo ainda a todos os prefeitos presentes juntamente com o promotor de Justiça, Tiago Veras, que vamos assinar em agosto o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Petrobras, com um valor de mais R$ 100 milhões. Meu compromisso com os municípios do Conleste é que todo esse dinheiro seja investido exclusivamente nos municípios pertencentes ao Consórcio”, disse Witzel, ressaltando ainda que o Estado do Rio certamente é o número um em termos de atenção da União, no que diz respeito ao avanço do livre mercado de gás e ainda firmou o compromisso de implantação da Linha 3 do Metrô.

A abertura da solenidade contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fábio Galvão e o Diretor Geral do Conleste, João Leal.

No dois dias de evento, o anfiteatro do Colégio Adventista ficou reservado para a Área do Conhecimento, que contou com a organização de oito painéis com pelo menos quatro palestrantes cada, abordando assuntos relacionados os setor do gás. E dentre os temas abordados estavam, “Circuito do Gás no Leste Fluminense”; “O futuro do setor de Gás na Região do Conleste”; “Os desafios do Meio Ambiente na Região Leste Fluminense (Impactos – Gestão ambiental – Economia verde)”; “A Indústria 4.0 e suas ferramentas, a transformação digital e a gestão pública no contexto das cidades inteligentes”; “A Região Leste Fluminense e as oportunidades para o Comércio Internacional” e “Novos tempos, novas atitudes: Compliance e as melhores práticas de governança”. 

Cônsul
Xu Yuansheng

O primeiro painel foi o de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Leste Fluminense e as Perspectivas do Governo do Estado, que contou com a participação do Cônsul da China, Xu Yuansheng. Segundo ele, o Brasil é rico em recursos naturais e é altamente complementar à economia e ao comércio da China. “A parte leste do Estado do Rio tem a potencialidade de desenvolvimento nos setores de energia e da agricultura. O novo Governo do Estado do Rio de Janeiro propôs reforçar a cooperação com a China para expandir ainda mais o emprego e melhorar a vida das pessoas, e a cooperação China-Brasil está no seu melhor momento na história. Isso é o que chamamos de harmonia entre as pessoas”, disse o cônsul chinês.

Destacamos também o painel sobre o “Encadeamento Produtivo e Oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”, que teve a participação especial do deputado federal e membro da Comissão de Minas e Energia, Altineu Cortes, que falou da responsabilidade que a Petrobras tem com a região de Itaboraí e do Conleste. “A Petrobras, que aqui na cidade tem o empreendimento do Comperj, tem uma história complexa, por isso precisa ter um olhar social, responsabilidade social. Com o crescimento econômico da nossa região, precisamos da integração entre as empresas e o somatório de esforços do município, do Governo do Estado; Câmara Federal; Assembleia Legislativa e Secretarias Municipais para que essa cadeia tenha o devido respeito na Região. Acho que todas as empresas são bem-vindas, mas nós precisamos valorizar e gerar os empregos aqui, aproveitando todo o potencial que temos”, destacou o deputado.

Entre os palestrantes, estiveram presentes, a subsecretária de Óleo, Gás e Energia, Cristina Pinho; a superintendente Estadual de Óleo, Gás, Energia e Indústria, Meg Montana; o superintendente de Participações Governamentais da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Rubens Freitas; o gerente de Tecnologia e Inovação da FIRJAN/SENAI, Maurício Ogawa; secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho; o deputado federal e membro da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Joziel; o deputado estadual Luiz Paulo; a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí, Paloma Martins e outros.

Em junho deste ano, o Conleste realizou o Fórum de Meio Ambiente, em Magé/RJ e, na mesa de debate, recebeu o Deputado Federal Professor Joziel, que é membro da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na ocasião, o deputado sugeriu que o Conleste elaborasse um decálogo (os 10 mandamentos/normas) da região do consórcio para que ele pudesse levar ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o vice-presidente, Hamilton Mourão para implantar as políticas ambientais de recuperação das regiões.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí, Paloma Martins, também estava presente no Fórum de Meio Ambiente e foi responsável por elaborar, junto ao Conleste, o documento contendo as nove demandas ambientais dos municípios que fazem parte do Consórcio. No Ita Gas&Oil, a Secretária entregou ao Deputado Joziel este documento que prevê a recuperação ambiental a partir de demandas como a implementação de unidades de conservação; gestão de resíduos sólidos e proteção aos mananciais.

Outra importante seção do evento foi a Área de Ambiente de Negócios que, além dos stands de diversas empresas,contou com a presença do SEBRAE que realizou um total de 882 reuniões com 102 empresas e alcançou um volume de 12 milhões de reais em expectativas de negócios, nos dois dias do evento.

O Ita Gas&Oil reuniu autoridades nacionais e internacionais, além de especialistas de toda a cadeia produtiva da área de óleo e gás. E ainda contou com a presença de secretários municipais; subsecretários; vereadores; prefeitos do Conleste e outros. O evento saiu nas principais mídias regionais e nacionais e recebeu reconhecimento internacional.