NEPE é lançado e assegura gestão 4.0 para região do Conleste

Projeto prevê a construção de um geoportal inteligente para assegurar desenvolvimento socioeconômico e integração regional.

O mundo vive uma transformação digital. Inegavelmente, tanto as empresas quanto os setores públicos precisam se reinventar para garantir o pleno funcionamento de suas atividades. Nesse sentido, cada vez mais se escuta sobre Gestão 4.0, um modelo que tem como premissa a integração de dados, além da virtualização e automação de processos.

A fim de garantir o desenvolvimento tecnológico da região Leste Fluminense, nesta sexta-feira (11/09), o Conleste, a CODEMAR e a FIRJAN assinaram o Termo de Cooperação para a construção do Núcleo de Estudos e Planejamento Estratégico (NEPE). A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Colégio Adventista, em Itaboraí/RJ.

A atuação do NEPE para gestão pública, indústrias e sociedade

De acordo com diretor de Energia e Inovação do Conleste, Carlos Cavalcanti, o NEPE é um projeto de governança integrada para contribuir com projetos e ações de desenvolvimento econômico, demográfico e de infraestrutura, da Região do Consórcio.


Apresentação do Diretor de Energia e Inovação do Conleste, Carlos Cavalcanti.

O objetivo do NEPE é envolver e integrar pessoas, processos, dados e tecnologia através da inteligência geográfica, obtendo benefícios que permitam o conhecimento e a gestão do território.

De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense, a federação vai compartilhar suas informações e dados, contribuindo para a iniciativa. “Essas informações, nas áreas de saneamento básico, energia elétrica, infraestrutura de transportes e segurança pública, vão servir de subsídio para os gestores públicos, para a sociedade e para a indústria”.

Por ser alinhado aos objetivos da CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), o NEPE contará com a apoio dessa instituição na expertise pré-existente na plataforma. Dessa forma, será possível diminuir as desigualdades tecnológicas entre os municípios e reduzir o custo do projeto.

Juntas, as três instituições (Conleste, CODEMAR E FIRJAN) vão construir uma ferramenta capaz de disponibilizar a contextualização de cenários para gestores públicos, universidades, indústrias e para população em geral através de um Geoportal.

Nesse sentido, o Geoportal do Conleste poderá, por exemplo, realizar análises espaciais em um local de interesse para a implantação de novos projetos regionais. Dessa forma, também será capaz de subsidiar benefícios à população, vinculados ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O evento de lançamento do projeto

Discurso do prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Sadinoel Souza.

O evento realizado nesta sexta-feira contou com a presença de personalidades importantes no cenário político e tecnológico da região e do estado do Rio de Janeiro.

Desse modo, destacamos a presença do deputado federal Paulo Ganime, integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional; do presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza; do José Orlando Dias, diretor-presidente da CODEMAR; do Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense; e do presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio, Manolo Salazar.

Além desses, estavam presentes os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares; de Silva Jardim, Jaime Figueiredo; e de Tanguá, Valber Marcelo; representantes dos municípios de Maricá, Rio Bonito e Teresópolis; e o diretor geral do Conleste, João Leal.

1 comentário em “NEPE é lançado e assegura gestão 4.0 para região do Conleste

  1. Geison Demier Responder

    Parabéns, importante projeto para nossa região.
    A tecnologia é de enorme importância para o desenvolvimento das pessoas empresas e da região como todo. Conte com a Ascirb e nossos empresários para apoio e participação no que for preciso para implementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *