Desenvolvimento Social, Agricultura e Turismo são pautas nesta semana

Durante a semana aconteceram reuniões com as Secretarias de Desenvolvimento Social, de Agricultura e de Turismo dos municípios.

De fato, o Conleste visa apoiar o desenvolvimento tanto das principais vocações, como de áreas básicas nas gestões municipais. Nesse sentido, foram realizadas reuniões em três frentes de muita relevância para as cidades: Desenvolvimento Social, Agricultura e Turismo.

Desenvolvimento Social

Em primeiro lugar, na reunião junto aos secretários municipais da pasta de Desenvolvimento Social, foi discutido sobre a República Consorciada do Conleste.

A saber, a proposta é garantir moradia e facilitar a inserção, no mercado de trabalho, de jovens 18 anos ou mais que moraram em abrigos ou que já cometeram alguma infração.

Em segundo lugar, o grupo discutiu sobre a aquisição de testes rápidos de COVID-19 para agentes do desenvolvimento social. De acordo com o diretor-geral do Conleste, João Leal, o objetivo é garantir testes mensais para esses profissionais. Em resumo, a intenção é evitar a propagação do vírus às pessoas carentes. Já que o público-alvo dessa pasta são os indivíduos em vulnerabilidade social.

Além disso, foi tratado sobre o projeto Kit Idoso. Essa iniciativa vem do Ministério de Desenvolvimento Humano e visa melhor equipar as instituições municipais de atendimento aos idosos. Vale ressaltar que o Conleste está em tratativa para que seja possível receber esses bens materiais na região.

Agricultura

Já na Agricultura, as pautas foram uma continuação de assuntos iniciados, anteriormente, pela Câmara Técnica. Nessas demandas, destacam-se o fornecimento de energia da Enel e a manutenção das estradas vicinais.

Além disso, o diretor João Leal atualizou os secretários sobre as tratativas realizadas pelo Conleste na recente visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Outra novidade trazida pelo diretor do Conleste foi a possibilidade de receber doações de agregado siderúrgico da empresa Ternium. A saber, esse tipo de material é subproduto da fundição de minério e pode ser usado em pavimentação. Neste ínterim, esse material será de grande valia para a restaurações das estradas vicinais.

Turismo e pautas que vão de encontra à Agricultura

Ainda sobre estradas, o diretor-geral João Leal, agendou uma reunião, na próxima semana, com o DER-RJ (Fundação Departamento de Estradas e Rodagem). Dessa vez, além de tratar sobre a RJ-142 (Casimiro de Abreu – Nova Friburgo), a pauta se estenderá a RJ-130.

Conhecida como “estrada Terê-Fri”, a RJ-130 é uma importante rota turística que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Para a reunião junto ao DER-RJ, o diretor João Leal solicitou a presença do secretário de Turismo de Teresópolis; do secretário de Agricultura de Nova Friburgo; e do secretário de Agricultura de Casimiro de Abreu. Ademais, também foi solicitada a presença dos prefeitos dos respectivos municípios.

Por fim, como pauta exclusiva do turismo, o Conleste atualizou sobre o andamento do projeto “CONLESTUR”. Aliás, essa iniciativa foi, recentemento, apresentada à EMBRATUR na última viagem do Conleste a Brasília. Esse projeto vem sendo estruturado pelos dezesseis secretários de Turismo da região Leste Fluminense e tem como objetivo a estruturação de um plano de turismo integrado para a região.

Acompanhe o andamento dessas tratativas pelo nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *