Agricultura e Turismo são pautas do Conleste no Distrito Federal

Conleste apresentou projetos e solicitou apoios na EMBRATUR e no MAPA.

Mesmo durante a pandemia, o Conleste tem realizado diversas reuniões virtuais e articulações para a melhor estruturação das três principais vocações regionais: Gás Natural, Agricultura e Turismo.

Dessa forma, o diretor-geral do Conleste, acompanhado da Luciara Amil, Gerente de Convênios e Captação de Recursos do consórcio, estiveram em Brasília durante esta semana.

Proposta para o turismo regional

Na última quarta-feira (12/08) foi realizada uma reunião entre os representantes do Conleste; o secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre; e os representantes da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).

Decerto, o turismo será um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus. Isso porque, o setor turístico foi um dos primeiros a congelar as atividades e, certamente, será um dos últimos a retomá-las.

Com o propósito de amenizar os impactos e garantir uma melhor estruturação e integração para o turismo regional, o Conleste apresentou o projeto CONLESTUR durante a reunião com a EMBRATUR.

Em suma, o projeto faz parte de um plano regional, estruturado pelo grupo de trabalho dos 16 secretários de Turismo que compõem o consórcio.

Nesse sentido, o projeto propõe a implementação de ações integradas, visando fortalecer a imagem da região como rota turística, através do financiamento da EMBRATUR.

Proposta para a Agricultura

Embora a Agricultura regional tem um enorme potencial, a produtividade e o escoamento são diretamente impactados pela falta de recursos.

Nesse ínterim, os Secretários de Agricultura do Conleste apontam como principais problemas não apenas o maquinário insuficiente, como também, as más condições das estradas vicinais, a falta de apoio técnico e de conectividade.

Diante deste cenário, o Conleste realizou uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de captar recursos para mitigar as questões explanadas anteriormente.

Representantes do Conleste juntos ao Deputado Federal Paulo Ganime.

Vale destacar que nesta reunião o Conleste contou com a presença do Deputado Federal Paulo Ganime, o qual também é vice-presidente da Comissão de Bioeconomia.

Em resumo, durante o encontro o Conleste explanou sobre as necessidades de investimento no setor AGRO da região. Por conseguinte, foram apresentados alguns programas dos quais o consórcio tem o intuito de participar.

Só para exemplificar, o Conleste visa a inscrição em programas como o Fortalece Sociobio, no qual o MAPA seleciona projetos de consórcios públicos.

Outras tratativas

O Conleste também esteve no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para protocolar ofícios em prol da região. Tais documentos visam a entrega de bens móveis (veículos e computadores) para os Conselhos Tutelares de oito cidades do Conleste. Sendo elas: Araruama, Cachoeiras, Guapimirim, Magé, Maricá, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Por fim, o Conleste acompanhará as tratativas de Agricultura e Turismo, além das demais, para a captação de recursos. Acompanhe o andamento dessas ações em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *