Conleste, EMBRATUR e Ganime iniciam tratativas sobre turismo regional

Reunião virtual reuniu Conleste, EMBRATUR, o Deputado Federal Paulo Ganime e o Secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre.

O turismo está entre as mais promissoras atividades econômicas do Leste Fluminense. No entanto, o setor necessita de investimentos para a melhor estruturação das diversas esferas que envolvem as atividades turísticas.

Sabendo do potencial regional, o Conleste estruturou um grupo de trabalho junto aos dezesseis secretários municipais da pasta de Turismo. Desde então, o Conleste vem realizando articulações, estaduais e federais, para garantir um pleno desenvolvimento, principalmente, após o momento pandêmico.

Por isso, nesta terça-feira (28/07), com o auxílio e participação do Deputado Federal Paulo Ganime, o Conleste realizou uma reunião com o Gilson Machado Neto, presidente da a EMBRATUR (Agência Brasileira de Turismo). No encontro virtual, representando o Conleste, também estavam presentes o Diretor-Geral, João Leal, e o Secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre.

Durante a reunião, os representantes do Conleste apresentaram um projeto preliminar com ações de estruturação e exposição do setor turístico regional. Em contrapartida, a EMBRATUR sugeriu a construção de um previsão orçamentária do projeto para ser apresentada no próximo encontro.

Em segundo lugar, foi discutido sobre o acesso do setor turístico regional ao FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo), que garante crédito aos agentes de turismo. Vale ressaltar que esse fundo se tornou ainda mais necessário devido aos impactos sofridos pelo setor de turismo com a chegada da pandemia do coronavírus.

Para o diretor-geral do Conleste, João Leal, esse primeiro contato com a EMBRATUR foi um grande passo em direção a consecução de projetos que mudarão de patamar um dos nossos principais ativos de desenvolvimento social e econômico, o Turismo Verde.

Sem dúvida, a região Leste Fluminense possui diferenciais, tanto logísticos, quanto naturais, que garantem diversas opções de turismo. Nesse ínterim, destacam-se o turismo verde, o serrano,o praiano, o religioso, além das opções de gastronomia e de aventura.

Por fim, o próximo passo será uma visita do Diretor-Geral do Conleste, junto aos Secretários Municipais de Turismo, ao Ministério de Turismo e à EMBRATUR para aprofundar tratativas e buscar benefícios para a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *