Conleste apresenta planos de retomada ao Deputado Federal Paulo Ganime

Os planos de retomada apresentados a Ganime tratam sobre as principais vocações da região: Agricultura, Turismo e Gás Natural.

O CONLESTE (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) visa criar atrativos e parcerias que desenvolvam as três principais vocações regionais: Agricultura Familiar, Turismo Verde e Energia (através do processamento do Gás Natural).

Com a chegada da pandemia do coronavírus, o Leste Fluminense sentiu uma forte abalo, principalmente, por possuir o setor turístico como um de seus principais vetores econômicos.

Com o objetivo de criar planos de retomada que sejam capazes de amenizar os danos econômicos e sociais advindos da pandemia, o Conleste vem criando articulações com os Governos Federal e Estadual. Por isso, nesta segunda-feira (06/07), a sede do Conleste, localizada em Itaboraí-RJ, recebeu o Deputado Federal Paulo Ganime, líder do partido NOVO-RJ.

A pauta com o deputado foi divida em três principais eixos e, além disso, cada assunto contou com a participação de técnicos regionais. Em primeiro lugar, foi tratado sobre a Agricultura Familiar. Para isso, esteve presente a Secretária de Agricultura de Tanguá, Cláudia Milão. O objetivo é elevar ao Governo Federal necessidades da região, como a conectividade no campo e o escoamento dos produtos rurais, através das melhorias das estradas vicinais. Vale ressaltar que, atualmente, a região possui mais de 14 mil produtores da agricultura familiar.

Já para a pauta de Turismo, o Conleste contou com a participação do Secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre. Representando o grupo de trabalho Conlestur (criado pelo Conleste e composto pelos 16 secretários de Turismo do consórcio), o secretário José Alexandre elaborou o Plano Regional para o Desenvolvimento Turístico Sustentável.

Neste plano de desenvolvimento do turismo regional estão reunidas informações sobre os 16 municípios do Conleste. O objetivo do projeto é apresentar, de uma forma consorciada, as potencialidades do turismo regional a órgãos federais como a EMBRATUR (Agência Brasileira do Turismo) e o Ministério do Turismo. Tudo isso, para que seja possível trazer investimentos federais para a estruturação do setor turístico da região do Conleste.

Da esquerda para direita, Presidente do Conleste e Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza; Deputado Federal Paulo Ganime; e Diretor Geral do Conleste, João Leal

Em terceiro lugar, a pauta foi sobre o setor de energia da região Leste Fluminense, nessa etapa, o Diretor Geral do Conleste, João Leal, foi quem apresentou os dados aos presentes. O diretor destacou o potencial dos 18MM m³ de gás natural que serão processados, por dia, na Gaslub, em Itaboraí, a partir de 2022. De acordo com Leal, esse volume é muito representativo, até mesmo, no exterior.

A saber, o Deputado Paulo Ganime faz parte da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (FREPER). Com efeito, em 2019, Ganime participou da Ita Gas&Oil, evento realizado pelo Conleste, em Itaboraí, para potencializar o setor de energia e gás da região.

Em síntese, na reunião foram estruturados os desdobramentos para as pautas centrais apresentadas ao deputado. Tanto para os projetos de Agricultura e Turismo, quanto para a retomada do Gás, o próximo passo será uma visita dos representantes do Conleste aos órgãos federais, em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *