Coronavírus: Projeto Faceshield NF garante proteção aos agricultores e servidores públicos

Faceshield; Escudos faciais aos agricultores; Escudo facial feirante; Escudo facial agricultor; Coronavírus; Conleste

Por meio do Projeto Faceshield NF, Conleste distribui 750 escudos faciais aos agricultores e aos servidores públicos da região.

Durante os meses de maio e junho, o Conleste recebeu um total de 750 escudos faciais doados pela Projeto Faceshield Nova Friburgo. Com o intuito de auxiliar os profissionais da linha de frente no enfrentamento da pandemia do coronavírus, essa iniciativa foi desenvolvida por docentes da UFF e da UERJ de Nova Friburgo junto à empresa Persona 3D.

De acordo com os organizadores, o Projeto Faceshield Nova Friburgo não tem fins lucrativos. Além disso, foi afirmado que toda a produção de protetores faciais será inteiramente destinada a suprir a carência dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) em instituições de saúde e demais linhas de frente durante a pandemia.

Servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá

Em princípio, para a fabricação dos escudos faciais, não só o visor, assim como a viseira e o elástico posterior se fazem necessários. Nesse sentido, o projeto conta com o apoio de diferentes parceiros que garantem um processo de confecção rigoroso e com alta qualidade.

A saber, as empresas parceiras que auxiliam a produção dos escudos faciais são:  o Grupo STAM, na produção das viseiras por processo de injeção; a Thulerflex, na produção das viseiras por processo de injeção; o FabLab do SENAI Nova Friburgo, no corte à laser dos visores (PET); a HAK, na produção e doação do elástico posterior; e a Suspiro Íntimo, no corte industrial do elástico posterior.

Como contribuir com o projeto

Vale ressaltar que o Projeto Faceshield Nova Friburgo não aceita doações em dinheiro, no entanto, a doação de insumos é de grande serventia. Especialmente, a doação de chapa ou bobina de PET; PETG; Acetato ou Policarbonato, aliás, quaisquer dos materiais devem ser translúcidos e ter espessura entre 0,1mm e 0,5 mm e largura mínima de 1,05 metro. Para apoiar o projeto, doando esses materiais, envie um e-mail para faceshield.novafriburgo@gmail.com.

A doação de 750 escudos faciais para o Conleste

Após tomar conhecimento sobre a iniciativa, o Conleste entrou em contato com os organizadores do Projeto Faceshield NF para solicitar doações para a região Leste Fluminense. Em princípio, foram enviados 250 escudos faciais. Posteriormente, o Conleste recebeu mais 500 unidades do referido EPI.

Conleste; Escudo facial; Coronavírus; COVID 19;
Agentes do Cemitério Municipal de Maricá utilizando os escudos faciais do Projeto Faceshield NF.

Com o intuito de garantir um melhor enfrentamento na região e, principalmente, garantir a saúde dos trabalhadores que estão na linha de frente da pandemia, o Conleste distribuiu os 750 escudos faciais entre os seus municípios.

Parte dos escudos faciais foi direcionada aos agricultores da região, sobretudo, àqueles que vendem sua produção em feiras livres. Ademais, a outra parte dos EPIs foi destinada aos servidores públicos que atuam em áreas primordiais, mas que, apesar disso, tem sofrido com a escassez de equipamentos de proteção – dentre eles, os agentes de Saúde, de Assistência Social e Funerários.

Por fim, vale ressaltar que o Conleste continua em contato com os organizadores do Projeto Faceshield NF para que, juntos, possam garantir mais acesso aos equipamentos de segurança aos profissionais durante a pandemia do coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *