Agroleste é oficialmente lançada em Teresópolis

Agroleste

A AGROLESTE, feira de negócios AGRO, será realizada nos dias 26, 27 e 28 de março, em Teresópolis/RJ.

Nesta quinta (12/12), o Vice-Presidente do Conleste, Vinícius Claussen, realizou o lançamento da AGROLESTE junto ao Diretor Geral João Leal, ao Gerente de Operações, Paulo Cezar e ao Secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

De acordo com o diretor João Leal, a AGROLESTE pretende ser o maior evento do setor agro já realizado no Estado. Além disso afirmou que o ator principal da feira de negócios será o agricultor familiar, figura muito presente na região do Conleste. Desse modo, a AGROLESTE vai dar oportunidade dos pequenos agricultores interfacearem com grandes empresas nacionais e internacionais do agronegócio.

Assim, focada no desenvolvimento do setor AGRO da Região Leste Fluminense, a AGROLESTE dará espaço para diversos atores do ramo. Ao passo que, estarão presentes agricultores, empresários, assim como, especialistas e pesquisadores do setor.

Agroleste e Secretaria de Estado de Agricultura
Entrega da camisa da Copa Conleste ao Secretário de Estado de Agricultura na reunião sobre Agroleste.

A entrega social do AGROLESTE

Primordialmente, vale lembrar que o evento foi criado e está sendo organizado pelo Conleste, Consórcio Público que reúne 15 municípios do Leste Fluminense. A instituição, em princípio, tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento econômico da região a partir de projetos, articulações entre público e privado e iniciativas como esse evento do setor agro.

A fim de beneficiar a agricultura familiar, o evento dará espaço para os pequenos agricultores apresentarem seus produtos em stands. Aliás, nessa quinta-feira (12/12) foi realizada a primeira entrega da planta do stand para um agricultor do município de Tanguá.

Agroleste
Agroleste dará espaço para pequenos produtores rurais.

Além disso, no evento, os produtores rurais terão contato com novas tecnologias e com conhecimentos que serão compartilhados. O objetivo dessas ações é, sobretudo, fomentar melhores práticas que ampliem a produtividade de maneira sustentável.

Sob o mesmo ponto de vista, o evento estará conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao passo que a AGROLESTE está conectada ao ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. Neste objetivo, a meta é não só acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, bem como, promover a agricultura sustentável.

Em virtude de todas essas entregas, a AGROLESTE será divida em quatro setores principais: Área de Negócios, Área do Conhecimento, Área Social e Área de Entretenimento.

ÁREA DE NEGÓCIOS

A Área de Negócios será o espaço ideal para que empresários e representantes de empreendimentos possam apresentar seus serviços e soluções para o setor AGRO. Além disso, como dito acima, os produtores locais terão espaço reservado nessa área.

Ademais, este espaço contará com as Rodadas de Negócio SEBRAE. Facilitando, dessa forma, o contato entre empresários e fornecedores de produtos e serviços. Com toda a certeza, será uma ótima oportunidade para ampliar seu leque de fornecedores e o número de clientes do seu produto ou serviço.

ÁREA DE CONHECIMENTO

Por outro lado, a Área do Conhecimento será composta por 20 painéis de debate que reunirão especialistas, agricultores, pesquisadores e lideranças políticas para tratar de temas relacionados à Agricultura e ao Agronegócio.

Os debates objetivam auxiliar não apenas o desenvolvimento sustentável do setor agro na região leste fluminense, bem como no país. Desse modo, nos painéis serão tratados temas como: Agrotecnologia, Mulheres e Jovens Agricultores, Agricultura Familiar, Produção de Lúpulo, Canabidiol para uso medicinal, entre outros.

ÁREA SOCIAL

Com efeito, a Área Social terá a presença de órgãos do governo e de instituições que prestarão atendimento ao agricultor. A saber, dentre essas instituições, destacam-se o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Além disso, teremos a presença das Prefeituras Municipais; das entidades FIRJAN e SEBRAE; e das instituições financeiras Banco do Brasil e BNDES.

ÁREA DE ENTRETENIMENTO

Já a Área de Entretenimento será focada na valorização e divulgação das vocações regionais. Ao passo que, serão divulgados tendências regionais como o turismo, os produtos e culinária local.

Para adquirir mais informações sobre o evento ou se deseja se tornar um expositor, acesse www.agrolesterj.com.br .


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *