Conleste participa do Pacto pela Inovação em Maricá

Pacto pela Inovação em Maricá

O Pacto pela Inovação para o desenvolvimento do Leste Fluminense foi um acordo firmado entre várias esferas da sociedade.

Nesta terça-feira (11/12), o Conleste participou do Pacto pela Inovação para o Desenvolvimento do Leste Fluminense. A saber, o acordo foi firmado por diversas esferas para o desenvolvimento tecnológico da região do Conleste.

O Pacto pela Inovação é um acordo firmado por pessoas e instituições de pesquisa e ensino, empresas e poder público. Além desses, participa a sociedade civil de Maricá e de municípios da região, assim como do Brasil e do mundo.

Essas esferas se uniram para promover a inovação permanente, tendo como núcleo articulador o Distrito de Inovação do Leste Fluminense, em Maricá-RJ. A saber, essa iniciativa será executada pela CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá S.A.).

Inegavelmente, as atividades do Distrito de Inovação terão efeito positivo no desenvolvimento integrado dos municípios do Conleste. Afinal, com seu núcleo em Maricá, a localização será estratégica. Ainda mais considerando o a expansão da região, vinculada ao eixo logístico Arco Metropolitano – Comperj – Aeroporto de Maricá – Terminais de Ponta Negra – Pré-sal.

A fim de criar um ambiente favorável às inovações tecnológicas, a iniciativa pretende reunir, na mesma, região diversos setores de interesse. Dentre eles, empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, além de centros e laboratórios de pesquisa.

Cooperação entre esferas públicas e privadas

Primeiramente a iniciativa combinará estratégias públicas com instrumentos privados. A gestão dos projetos é formada por uma direção executiva. Esta, por sua vez, é supervisionada por um conselho de administração composto por instituições públicas, por integrantes do Distrito de Inovação e pela sociedade civil.

Por conseguinte, o Distrito de Inovação também é composto de áreas públicas e privadas. Para isso, combina o desenvolvimento urbano, rural, produtivo e mobiliário. Tudo isso através da articulação com o plano diretor e o plano de mobilidade da região.

A CODEMAR S.A.

A CODEMAR S.A. executa projetos de empreendimentos em atividades econômicas indutoras do desenvolvimento socioeconômico e sustentável. Além disso, realiza a gestão de bens e de áreas públicas do município de Maricá. Por isso, a CODEMAR será a responsável pelo implantação da infraestrutura e dos diversos programas do Distrito de Inovação.

Para mais informações sobre esse projeto, acesse a plataforma da CODEMAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *