Hackatruck Maker Space irá para Nova Friburgo

Projeto capacitará 56 estudantes de cursos superiores da UERJ e CEFET da cidade de Nova Friburgo/RJ.

Graças à articulação do Diretor Geral do Conleste, João Leal e do Prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, foram iniciados, há algumas semanas, entendimentos com a IBM para viabilizar a vinda para Nova Friburgo do HackaTruck MakerSpace.

O HackaTruck MakerSpace é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT).

O projeto já passou por 50 universidades brasileiras, oferecendo capacitação de alto nível para alunos de graduação e pós-graduação, matriculados principalmente em cursos de Engenharia, Tecnologia e Sistemas. Atualmente se encontra em Curitiba e, posteriormente, se dirigirá para Joinville. Antes de Nova Friburgo, passará por Niterói.

No dia 27 de novembro vieram a Nova Friburgo dois representantes da IBM (Carlos Hopf e Luiz Flavio), que visitaram as instalações das unidades locais da UERJ e CEFET. Ambos ficaram muito bem impressionados com o perfil das instituições e a excelente receptividade dos gestores e professores. O primeiro entendimento firmado foi a garantia da participação dos alunos das 2 instituições na programação a ser oferecida em maio de 2020, independente do local escolhido, mediante processo seletivo que será realizado a partir de março.

Após realizar as duas vistorias, uma pela manhã (UERJ) e outra à tarde (CEFET), e considerando os critérios técnicos previamente estabelecidos, a decisão de localização do caminhão HackaTruck Maker Space foi pela unidade local do CEFET, mantido o compromisso da abertura à participação dos alunos da UERJ.

No último sábado, 30/11, o prefeito Renato Bravo recebeu, simbolicamente, a chave do caminhão HackaTruck Maker Space das mãos do Diretor Geral do CONLESTE, João Leal e do representante da IBM. Neste dia, o Conleste estava reunido na Granja Comary, em Teresópolis, para realização da Copa Conleste.

Mais informações sobre o andamento deste projeto serão dadas. Para isso, acompanhe as nossas redes sociais e o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *