Conleste leva professores ao evento do Comitê Olímpico Brasileiro

Professores da região do Conleste participaram da comemoração de um ano do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Na última segunda-feira (25/11), o Conleste reuniu professores da região para levá-los ao evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Museu do Amanhã. A realização, nomeada como “Valores que Transformam: a importância das habilidades socioemocionais na educação”, foi em comemoração ao aniversário de um ano do Transforma, programa do COB.

O Transforma é um programa de promoção dos Valores Olímpicos, que, através de diferentes projetos, contribui para a formação integral do ser humano, atuando em escolas, por meio da educação olímpica em diferentes disciplinas.

A partir do conhecimento entre o Diretor Geral, João Leal, e colaboradores do COB, foi possível levar educadores da Região do Conleste para participarem da produtiva comemoração. O evento contou com palestras, debates e apresentações de temas relevantes que abordaram os valores olímpicos na educação. Veja abaixo a programação:

Painel “Construindo um ambiente seguro para os alunos: o papel do professor” – Carolina Ferracini (ONU Mulheres);

Debate “Valores Olímpicos para a vida: abordagens práticas” – Professores Transforma;

Palestra “O professor como agente do desenvolvimento emocional do educando” – Rossandro Klinjey, Psicólogo e Consultor do “Encontro com Fátima Bernardes”.

Segundo a Diretora de Comunicação e Marketing do COB, “o Transforma tem como objetivo aproximar o COB e o esporte da sociedade. O Comitê, por sua história e conhecimento, é ciente de sua importância no papel de promotor dos valores olímpicos.”

Os professores da região do Conleste que participaram do evento ficaram admirados com as propostas do COB. Vale lembrar que, neste ano, o Conleste realizou uma reunião com a organização do Transforma para trazer os cursos de capacitação para esses professores.

Isso porque, o Transforma oferece dois cursos gratuitos e a distância. O primeiro chamado “Valores Olímpicos para a Vida (VOV)” é voltado para educadores (diretores, coordenadores, orientadores, professores) de todos os segmentos e disciplinas.

Já o segundo curso, “Iniciação Esportiva e Valores (CIEVO)” é voltado aos profissionais de Educação Física, abordando a iniciação esportiva e o desenvolvimento psicomotor de crianças de 5 a 10 anos.

Em segundo lugar, o programa é composto pelas “Ações Transforma” que acontecem de várias formas: em escolas, ONGs, projetos sociais, na sede do COB e nos eventos que o COB já realiza como o Formação Transforma, Festival Transforma, COB de Portas Abertas e Transforma nas escolas. Todas essas atividades têm o intuito de promover aos alunos conceitos olímpicos por meio de atividades lúdicas, palestras, debates e experimentações esportivas.

O intuito da parceria entre o Conleste e o COB é trazer o Programa Transforma para o âmbito educacional dos Municípios consorciados, com auxílio e participação Secretarias Municipais de Educação. Para o Diretor Geral do Conleste, Dr. João Leal, esta iniciativa enfrenta de modo pragmático e concreto a demanda educacional, sempre prioritária, na melhor governança pública.

Por fim, vale lembrar que para que essas iniciativas sejam de fato realizadas, é necessário o apoio das Prefeituras e das Secretarias de Educação. Essas entidades devem inscrever e instruir os professores da rede, com a ajuda do Conleste, para que esses realizem os cursos de capacitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *