Conleste participa do V Simpósio de Cidades Inteligentes de Niterói

Discussão sobre a temática "Tecnologia Assistiva".

Nesta quarta-feira (30/10), o Conleste participou do I Fórum Intermunicipal de Tecnologia Assistiva em Niterói. O evento fez parte da programação do V Simpósio de Cidades Inteligentes, que esse ano teve como foco “Cidade Inteligente para todos”.

Nesse sentido, o evento teve um total de cinco painéis: tecnologia assistiva no contexto das cidades inteligentes; educação, comunicação e cultura na indústria 4.0; pesquisa e inovação em tecnologia assistiva; e espaço urbano, tecnologia e acessibilidade.

Fala do Diretor Geral do Conleste, João Leal, no I Fórum Intermunicipal de Tecnologias Assistivas de Niterói.
Diretor Geral, João Leal, no I Fórum Intermunicipal de Tecnologias Assistivas de Niterói.

Para o Diretor Geral do Conleste, João Leal, a cidade de Niterói provocou esta discussão com propriedade e profundidade. Isso porque, o município aplica o conceito de cidade inteligente à acessibilidade. “A inclusão do PcD provocada por Niterói foi muito bem colocada. Uma vez que uma cidade inteligente precisa garantir que o PcD consagre seus direitos constitucionais, como o direito de ir e vir”, disse o diretor.

Além dos painéis e palestras, o evento realizou um Mini Hackathon. Promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, o Hackathon Tecnologia Assistiva teve como objetivo desenvolver soluções para tornar os PcDs mais ativos na sociedade. Dentro disso, foram considerados como foco a autonomia e a qualidade de vida dessas pessoas. Nesse sentido, todas as soluções dentro do tema “Tecnologia Assistiva”, fossem elas protótipos ou aplicativos, foram aceitas.

Auditório da Fundação Oscar Niemeyer no V Simpósio de Cidades Inteligentes de Niterói.

Por fim, vale destacar que este evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Niterói, com o apoio institucional do Circuito Urbano 2019, ONU Habitat, Sete Consulting e Assespro/RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *