Conleste participa do “Maricá: um porto e um pouso seguro”

Seminário, realizado na FIRJAN, teve o intuito de apresentar o potencial econômico da cidade de Maricá.

Nesta quarta-feira (16/10), o Conleste participou do evento realizado pela Prefeitura de Maricá junto à Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo – ONIP. A cerimônia aconteceu no prédio do FIRJAN, no centro do Rio de Janeiro.

O seminário “Maricá: um porto e um pouso seguro” teve o intuito de apresentar o potencial econômico da cidade. Como resultado, o evento atraiu um grande número de empresas, de diversos setores. Isso porque os projetos que estão sendo implementados em Maricá, fazem dela um local atraente para investimentos.

Primordialmente, foram apresentados os “projetos estruturantes” do município de Maricá. Ou seja, os projetos que atuam de forma a melhor desenvolver as vocações locais. Na cerimônia, o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a preocupação do poder público em fazer com que o avanço econômico seja lastreado em ações sociais. Dessa forma, capacitem quem mora e trabalha na cidade a fazer parte desse novo cenário econômico.

Em suma, os projetos estruturantes realizados no Município de Maricá estão distribuídos em três eixos: Logística Integrada, Tecnologia e Sustentabilidade. Nesse sentido, destacam-se três projetos estratégicos: Parque Tecnológico, Aeroporto Inteligente e Terminal Portuário de Ponta Negra.

Parque Tecnológico de Maricá

Com o intuito de desenvolver estratégias específicas para as indústrias de diversos ramos, o Parque Tecnológico reunirá no mesmo espaço, em parceria com universidades, diversos grupos de interesse. Dentre eles, empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa e startups.

Aeroporto Inteligente de Maricá

Não apenas em uma excelente localização, o Aeroporto de Maricá está regulamentado e pronto para atender o setor offshore com suporte logístico no mercado de Óleo & Gás, transporte de profissionais para as plataformas e serviços de táxi aéreo.

Terminal Portuário de Ponta Negra

Conforme os demais, o Terminal Portuário de Ponta Negra tem um local privilegiado e será um porto onshore com capacidade para receber navios de grande porte. Além disso, o empreedimento terá capacidade para manutenção de embarcações e tancagem para o petróleo do pré-sal.

Em conclusão, vale destacar que o Município de Maricá possui grande importância para o desenvolvimento do futuro econômico regional, principalmente, para o setor de gás e óleo. Isso porque, Maricá será o local de chegada do Gasoduto Rota 3 na costa terrestre. Assim, saindo da Bacia de Santos, o Gasoduto atravessará a cidade de Maricá e terá como destino final a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que está sendo construída no COMPERJ, em Itaboraí.

Para ter acesso a mais matérias como essa, fique atento ao nosso site.

(Imagem de divulgação Evelen Gouvêa – Prefeitura Municipal de Maricá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *