AGROLESTE é apresentada aos Secretários de Agricultura do Conleste

Nesta quinta-feira (29/08), o Conleste recebeu os Secretários Municipais de Agricultura da região para a apresentação da Agroleste. O evento está sendo organizado pelo Conleste e abordará assuntos como agricultura familiar, turismo rural, agronegócio, investimentos nacionais e internacionais, biotecnologia e a cadeia de produção e seus obstáculos.

Na apresentação, o Diretor Geral do Conleste, João Leal, afirmou que o encontro com os Secretários de Agricultura do Conleste era de suma importância para que a Agroleste seja pensada de forma conjunta. Isso porque a Agricultura é o segundo vetor de desenvolvimento econômico da região (ficando atrás somente do setor de energia). Dessa forma, o evento reafirmará a importância de valorizar o setor agro e beneficiará os produtores rurais da região.

Além dos secretários municipais, o encontro contou com a presença do Subsecretário Adjunto de Agricultura Familiar, Adriano Lopes, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.  Para ele, a Agroleste é muito importante para toda demanda social que existirá na região do Conleste com o advento do setor gás, ampliando também a demanda por alimentos sustentáveis diversificados.

Outro assunto tratado pelo representante do Governo do Estado foi o diferencial competitivo da região do Conleste no setor de produtivo da agricultura. “Temos produtos que podem ser tratados como especiarias, produtos que são distintos do nosso ecossistema, como por exemplo, a pimenta rosa, que tem um potencial maravilhoso de desenvolvimento, em todo território do Conleste”, disse o Subsecretário Adriano.

Na ocasião, o Secretário de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu, Nilton Francisco, expôs dois projetos realizados pelo seu município: Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim. Ambas iniciativas possuem o objetivo de mostrar aos jovens que não é necessário sair do campo para obter renda. A partir do andamento desses projetos, a cidade está conseguindo reavivar nos jovens o sentimento de orgulho e pertencimento do campo.

Além da iniciativa acima, a Secretária de Agricultura de Tanguá, Cláudia Milão, apresentou o Projeto Indicação Geográfica da Laranja, que é uma das principais frutas produzidas na região. Muitas vezes, a “laranja paulista”, vinda do estado de São Paulo, é vendida como a “laranja seleta”, que é tipo de laranja da região do Conleste.

“Na verdade, a Identificação Geográfica é um selo que será dado ao produto para que ele seja diferenciado dos demais. A Agroleste, portanto, será um oportunidade para levarmos esse projeto que iniciamos em Tanguá, mas que agora abrange também a região de Itaboraí e Rio Bonito”, disse a Secretária de Agricultura de Tanguá.

Outra importante presença no encontro de hoje, foi o Superintendente Cassius Rodrigo, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para ele, o fortalecimento do setor da agricultura que o Conleste está buscando com a Agroleste é muito importante, até mesmo porque, o INCRA tem gestão em municípios do Consórcio.

“Nós temos quilombos e assentamentos em seis municípios que abragem o Conleste. Participar desta reunião tendo como pauta o Agroleste é a certeza que os nossos agricultores serão melhor atendidos, tanto na situação da regularização fundiária, assistência técnica, melhorias de infraestrutura, quanto no escoamento da mercadoria”, disse o Superintendente do INCRA.

O Secretário de Agricultura de Teresópolis, município que sediará o evento, afirmou que “a ideia é fazer uma grande reunião dos municípios da região de modo que consigamos mobilizar os produtores a participarem do evento, para que possamos ter uma temática que vise não só a parte produtiva, mas também a parte de sustentabilidade ambiental”, disse Fernando Mendes.

A Agroleste será realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2019, no Haras Prime em Teresópolis/RJ e promoverá a transferência de conhecimento, com foco nas potencialidades, oportunidades e desafios da Agricultura. Além disso, o evento fomentará o investimento e as negociações com foco principal em beneficiar os produtores rurais da região do Conleste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *