Conleste recebe TRE e TJRJ em sua Assembleia Geral, em Itaboraí

A solenidade aconteceu na sede do Conleste em Itaboraí/RJ e teve o intuito de demonstrar os resultados alcançados, além dos projetos futuros.

Nesta sexta-feira (23/08) o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) realizou sua Assembleia Geral Extraordinária.  O encontro, reuniu os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Rio Bonito, Magé, São Gonçalo, Tanguá e Teresópolis. Além do Vice-Prefeito de Casimiro de Abreu e do representante de Maricá.

Na ocasião, o Conleste apresentou as iniciativas concluídas e as em andamento, assim como os projetos futuros. Dentre as apresentações, o Projeto da República Consorciada do Conleste, em parceria com a Comissão de Articulação de Programas Sociais (COAPS), criada em março deste ano, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

A iniciativa prevê uma cooperação entre os poderes judiciário e executivo para facilitar a inserção de jovens assistidos pelas Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no mercado de trabalho.

Além disso, o projeto antecipa a necessidade de uma moradia para esses jovens neste período de transição para a vida adulta. Diante disso, o Conleste e o COAPS realizaram diversas reuniões com os Prefeitos (as) e seus Secretários (as) de Desenvolvimento e/ou Assistência Social para projetarem a construção de uma casa-piloto, que dará sede à 1ª República Consorciada do Conleste.

Para reforçar a parceria do TJRJ nas iniciativas da região Leste Fluminense, o Diretor Geral do Conleste, Dr. João Leal, convidou a Desembargadora Eleitoral e Juíza da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, Dra. Glória Heloíza, para participar, junto aos representantes municipais, da Assembleia Geral.

A juíza Glória Heloíza também é Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e aproveitou o encontro para requerer parcerias junto aos Municípios do Conleste sobre os projetos que a EJE já possui. Dentre as iniciativas realizadas pela instituição, destacamos o Projeto Eleitor do Futuro – sobre a conscientização da cidadania, voltado para os alunos do Ensino Médio; e o Projeto TRE vai à Escola, que também possui o intuito de promover o exercício livre e consciente da cidadania, por meio de palestras realizadas por juízes em escolas públicas e privadas.

Além da apresentação sobre os programas educacionais da EJE, a representante do TJRJ reforçou o convite a todos os prefeitos do Conleste para uma reunião junto ao Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre identificação biométrica. O intuito do encontro será buscar o apoio das Prefeituras para divulgar a população a necessidade do comparecimento aos cartórios eleitorais para o cadastro biométrico. Vale ressaltar que a preocupação do TRE se deve ao fato de que até 2022 todos os eleitores deverão ter a biometria.

O próximo encontro com o TJRJ será na cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Conleste e TJRJ, sobre o Projeto da 1ª República Consorciada, no dia 29 de agosto, às 15 horas, na Av. Presidente Wilson, 194/198, Centro do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *