Itaboraí é selecionada para a Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância

Nesta quarta-feira (21/08), o Conleste participou do lançamento da Iniciativa Petrobras para Primeira Infância que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.  Estudos voltados para a infância de áreas científicas como neurociência e psicologia apontam que a primeira infância (de zero a seis anos) é o período que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais, sendo, portanto, a fase de maior possibilidade de formação das competências humanas.

“O estímulo na primeira infância é extremamente importante para melhorar de forma significativa as oportunidades das crianças na vida adulta. Evidências mostram  claramente que crianças que receberam cuidados na primeira infância tiveram melhores oportunidades de vencerem na vida, de serem bons cidadãos e de terem renda mais elevada”, destacou o Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, na abertura do evento.

O lançamento da iniciativa contou com a assinatura de uma carta de intenções com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e FGV/CEIPE (Fundação Getúlio Vargas/Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais). Além disso, a Petrobras formalizou sua adesão à Rede Nacional da Primeira Infância, que reúne organizações que atuam na promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

Com seu ingresso à Rede Nacional da Primeira Infância, a Petrobras tem o intuito de investir na melhoria da qualidade do ensino na pré-escola, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil), ao invés de construir um novo programa. Além dessas, a Iniciativa também envolverá instituições privadas que atuam no mesmo ramo.

Conforme informado pela Petrobras, serão investidos cerca de R$ 20 milhões nos próximos três anos em ações de capacitação para profissionais da rede pública de assistência social e ensino formação para organizações da sociedade civil que atuam na proteção de crianças; palestras para gestantes, pais, responsáveis e tutores; grupos de cuidados sobre a prevenção da violência familiar; disseminação de informações sobre o tema para jornalistas e estudantes de comunicação; além de acompanhamento da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

Para realizar a primeira etapa do projeto, a Petrobras reunirá parceiros para implementarem ações estruturantes em 15 municípios de sua área de atuação. Neste primeiro momento, serão implantadas ações em quatro cidades-piloto, Laranjeiras (SE), Mossoró (RN), São Sebastião (SP) e Itaboraí (RJ) – integrante do Conleste.  O objetivo é que esse modelo possa ser replicado aos outros 11 municípios a partir dos aprendizados verificados nessa primeira implementação.

“Hoje Itaboraí viveu mais um dia histórico. O investimento social da Petrobras na primeira infância proporcionará um legado concreto para melhor formação dos futuros cidadãos. A força institucional do Conleste permitirá que toda e qualquer ação da Petrobras na região do consórcio se concretize de maneira transparente e célere”, afirmou o Diretor Geral do Conleste, João Leal.

Os projetos serão realizados por meio de parcerias da área de Responsabilidade Social da Petrobras com instituições de referência como: UNESCO, PNUD, FGV/CEIPE e ANDI (Associação Nacional de Direitos da Infância). A companhia também irá formalizar um Termo de Cooperação com a Rice University (Houston, Texas – USA), com a participação do pesquisador Flávio Cunha, para apoio na avaliação de impacto das iniciativas.

Segundo a Petrobras, a estratégia de seleção dos municípios participantes da Iniciativa considera as seguintes características e requisitos: ser município da área de influência das operações da Petrobras, ter Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ter aderido ao Programa Criança Feliz, ter o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e ter OSCs com atuação regional em assistência social direcionada à Primeira Infância.

Na cerimônia, o Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco citou o Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, e afirmou que a empresa se comprometerá para fazer da cidade um modelo de excelência da Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância. O evento foi realizado na sede da Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro e contou com a presença do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, do Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, do Diretor do Conleste, João Leal, do Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza e de seu Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *