Conleste recebe o Comitê Olímpico do Brasil para Parceria na Educação dos Municípios

O Programa Transforma, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), leva a temática olímpica para o ambiente escolar e tem a possibilidade de implantação imediata nos Municípios do Conleste.

Nesta quarta (19/06), o Conleste recebeu duas integrantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a apresentação do Programa Transforma. O conceito que rege esta iniciativa gerenciada pela área de Cultura e Valores Olímpicos do COB é a possibilidade de contribuir para a formação integral do ser humano através da promoção dos Valores Olímpicos, principalmente, no ambiente escolar.

O Programa Transforma tem como inspiração a figura do pedagogo e desportista francês, Pierre de Coubertin. Ele é conhecido como o Pai do Olimpismo Moderno por ter se aprofundado nos Jogos da Antiguidade para recriar os Jogos Olímpicos da forma que conhecemos atualmente. Muito além da prática esportiva, o conceito do Olimpismo carrega uma filosofia de vida que põe o esporte a serviço da humanidade e o alia à educação.

Da esquerda para direita, Diretor Geral do Conleste, Dr. João Leal; Mariana Ribeiro e Joana Barcelos, ambas da área de Cultura e Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Para conciliar-se ao sistema educacional definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), o Programa Transforma trabalha em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta base são estabelecidos conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade básica.

No âmbito escolar, o Programa Transforma consegue integrar a temática olímpica
a todas as disciplinas. Ao remeter a transformação no sentido de mudança de atitudes, o Transforma ajuda no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e estimula a reflexão e a ação de toda a comunidade escolar através de dois pilares: Cursos e Ações.

O Transforma oferece dois cursos gratuitos e a distância, o primeiro chamado “Valores Olímpicos para a Vida (VOV)” é voltado para educadores (diretores, coordenadores, orientadores, professores) de todos os segmentos e disciplinas. Já o segundo curso, “Iniciação Esportiva e Valores (CIEVO)” é voltado aos profissionais de Educação Física, abordando a iniciação esportiva e o desenvolvimento psicomotor de crianças de 5 a 10 anos.

O segundo pilar do programa é composto pelas “Ações Transforma” que acontecem de várias formas: em escolas, ONGs, projetos sociais, na sede do COB e nos eventos que o COB já realiza como o Formação Transforma, Festival Transforma, COB de Portas Abertas e Transforma nas escolas. Todas essas atividades têm o intuito de promover aos alunos conceitos olímpicos por meio de atividades lúdicas, palestras, debates e experimentações esportivas.

O intuito da parceria entre o Conleste e o COB é trazer o Programa Transforma para o âmbito educacional dos Municípios consorciados, com auxílio e participação Secretarias Municipais de Educação. Para o Diretor Geral do Conleste, Dr. João Leal, esta iniciativa enfrenta de modo pragmático e concreto a demanda educacional, sempre prioritária, na melhor governança pública.

A próxima etapa para firmar essa parceria será um evento para reunir os servidores de educação a serem designados pelos Secretários e Secretárias de Educação dos Municípios que compõe o Conleste. Neste momento oportuno, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o COB e o Conleste. Acompanhe as nossas redes sociais para saber sobre o andamento deste projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *